quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Cyberpunk / What is it?


[Vídeo do escritor e tradutor Fábio Fernandes]
Uma verdadeira aula introdutória ao Cyberpunk.
▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃
[Voltar ao Início サイバーパンク]
▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃
Cyberpunk (Cyber + Punk) é um gênero de ficção científica pós-moderno conhecido por seu foco em “alta tecnologia e baixa qualidade de vida”. Ele apresenta ciência avançada, como tecnologia da informação e cibernética, juntamente com um grau de colapso ou mudança radical na ordem social. Os enredos de cyberpunk geralmente se concentram em um conflito entre hackers, inteligências artificiais e megacorporações, e tendem a ser ambientados em uma Terra no futuro próximo, em vez das configurações de futuro distante ou vistas galácticas encontradas em romances como Fundação de Isaac Asimov ou Duna de Frank Herbert. 

As configurações são geralmente distopias pós-industriais, mas tendem a ser marcadas por um fermento cultural extraordinário e pelo uso da tecnologia de maneiras nunca antecipadas por seus criadores (“a rua encontra seus próprios usos para as coisas”). 

Grande parte da atmosfera do gênero ecoa o filme noir, e as obras escritas no gênero geralmente usam técnicas da ficção policial. Como uma subcultura com seu auge nos anos 90, é justo dizer que o Cyberpunk gradualmente se tornou pós-cyberpunk, pois os cenários frequentemente retratados dentro do gênero se tornaram mais próximos da realidade - na minha opinião, o cyberpunk se tornou popular. 

O termo cyberpunk surgiu através de um conto de Bruce Bethke (1955), escrito em 1980 e publicado em 1983. Dentre os principais autores temos também Bruce Sterling, William Gibson, Rudy Rucker e Pat Cadigan. Desses, o que mais se destaca, e é considerado um cânone do gênero, é William Gibson, com sua obra-prima Neuromancer (lançada no Brasil pela Editora Aleph).
▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃
[Fonte: Media - Cyberpunk Online]
▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃
Outras definições
Cyber + Punk - Project (Em Inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário