quinta-feira, 7 de maio de 2020

Resgate (2020)

Resgate, EUA, 2020, 1h 56 min
Direção: Sam Hargrave
Cotação: ★★★½

Filme de ação traz os clichês do gênero em narrativas de resgate, mas as boas coreografias e o baile explosivo com violência gráfica excessiva e muito sangue espirrando, pode ajudar na purgação de alguns estressados. No miolo da trama alguns suspiros dramáticos e uma cena com simbolismo esotérico. 

O herói mercenário Tyler Rake, interpretado por Chris Hemsworth, ganha uma ascendência espiritual ao abrir mão de U$ 10 milhões de dólares pela vida de um garoto, filho de um chefe do tráfico de drogas. O roteiro assinado pelos irmãos Joe e Anthony Russo é baseada na graphic novel Ciudad, escrita pelos prórios irmãos em parceria com Ande Parks.

Simbolismo
Cena do filme em que há um plano detalhe na tatuagem de Tyler Rake. Ninguém sabe ao certo o que elas significam e pode ter sido algum sigilo criado especialmente para o filme. Inspirado em inscrições rúnicas e na bruxaria islandesa caracterizado pelo uso da Galdrastafir. 

Galdrastafir (plural de galdrastafur) é uma palavra islandesa que se traduz em [galdra] “mágica” e [stafi] “varas” ou bastões. Steven Flowers escreve que eles “herdaram da antiga designação técnica de runas como staves ou varas, porque muitas vezes eram esculpidas em tais objetos para fins talismânicos”. Um stave (do inglês antigo: “staves“, plural de “staff“) é geralmente algum tipo de estrutura de apoio reto: uma bengala ou bastão; um feixe pequeno ou escora; ou as linhas desenhadas apoiando as notas musicais e outros símbolos similares.

.........................................................................
[Fonte da Imagem acima]

Veja também o site Galdastrafir.org

........................................................................

Graphic Novel que inspirou o filme. Escrita por Ande Parkes, Joe e Antohny Russo; ilustrada por Fernando León González.






Nenhum comentário:

Postar um comentário