Contudo, existem outras versões deste tipo de escritura, uma para a igreja católica, incluindo as versões da católica ortodoxa, e outra para as religiões protestantes.
Esta
diferenciação ocorre devido à quantidade de livros que existem em cada
exemplar das religiões. Enquanto a católica possui 73 livros, as
diretrizes evangélicas possuem apenas 66 livros. Na Igreja Católica Ortodoxa há bíblias que acrescentam outros livros ao Antigo Testamento que chega ao total de 51 livros, incluindo também o acréscimo do salmo 151.
Na versão evangélica não constam os seguintes livros: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico (Sirácida), Baruc, 1 e 2 Macabeus, além do livro de Ester que não tem no capítulo 10, os versículos 4 a 16 e o livro de Daniel que não tem no capítulo 3, os versículos 24 a 90 e os capítulos 13 e14.
Apesar destas diferenças, é importante destacar que existem diversas versões no caso da bíblia católica. Por exemplo, Bíblia Ave Maria, Bíblia de Jerusalém, Bíblia do Peregrino, etc. Apesar dos diferentes títulos, trata-se do mesmo conteúdo. A troca do nome ocorre porque são traduções distintas, mas com o mesmo objetivo e conteúdo.
▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃
- Torah (A Lei)
- Neviim (Os Profetas)
- Ketuvin (Os Escritos)
Na Igreja Católica Ortodoxa, e na Ortodoxia Oriental, além dos livros citados acima, também são incluídos os seguintes:
- I Esdras, conhecido como III Esdras na tradução Vulgata da Bíblia.
- II Esdras, conhecido como IV Esdras na tradução Vulgata da Bíblia. Também é nomeado como III Esdras na Igreja Ortodoxa Eslava, pois II Esdras é Esdras e Neemias juntos (como ainda são apresentados no Judaísmo rabínico e caraíta).
- III Macabeus.
- IV Macabeus.
- Livro das Odes, uma coleção de cânticos e preces, dentre os quais destaca-se a Oração de Manassés.
- Salmo 151
Nenhum comentário:
Postar um comentário