terça-feira, 5 de janeiro de 2021

O Pêndulo de Foucault (1988)


O Pêndulo de Foucault

Lançamento: 1988

Autor: Umberto Eco (1932-2016)

Sinopse: Um dos romances mais famosos de Umberto Eco ganha reedição com novo projeto gráfico de capa e miolo Casaubon, Belbo e Diotallevi são redatores da editora Garamond, na Milão do início da década de 1980. Cansados da leitura e releitura de incontáveis manuscritos de ciências ocultas, eles acabam encontrando indícios de um complô que teria surgido em 1312 e atravessado, encoberto, toda a história do planeta até o fim do século XX. Os agentes e beneficiários dessa trama secreta seriam os templários e os rosa-cruzes, cujo objetivo maior era dominar o mundo. Em O pêndulo de Foucault, Umberto Eco aborda questões contemporâneas como a emergência do irracionalismo high-tech, as síndromes do final do milênio, o mundo dos signos e os segredos da História. Aliando a tudo isso muito suspense, ocultismo e crimes misteriosos, Eco é ao mesmo tempo erudito e bem-humorado.

Trechos Selecionados da Obra

  • Distinção entre Ocultismo e Esoterismo

"É preciso saber distinguir-se ocultismo de esoterismo. O esoterismo é a busca de um saber que não se transmite senão por símbolos, sigilosos para os profanos. O ocultismo, ao contrário, que se difunde no século XIX, é a ponta do iceberg, aquele pouco que aflora do segredo esotérico. Os Templários eram iniciados, e a prova é que, submetidos a tortura, morrem para salvar o seu segredo. A força com que o ocultaram é que nos dá a segurança de sua iniciação, e nos faz pesarosos de não sabermos o que sabiam. O ocultista é um exibicionista. Como dizia Péladan, um segredo iniciático revelado não serve para nada. Infelizmente Péladan não era um iniciado, mas um ocultista. O século XIX é o século da delação. Todos se afanam em publicar os segredos da magia, da teurgia, da Cabala, do tarô. E quiçá acreditam neles."  (Página 427). 

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

Lista de seitas, lojas e reuniões secretas em que pessoas se juntavam para conspirarem. 

Obs: Os trechos de vermelho e azul são pesquisas adicionais que fiz para incrementar o trecho retirado do livro.

Trabalhei como um autômato durante uma semana e por fim decidi elaborar uma lista quase incompreensível de seitas, lojas e conventículos. Não que durante sua feitura não tivesse sentido vez por outra um frêmito, quando via nomes conhecidos que não esperava encontrar em tais companhias. e coincidências cronológicas que julguei curioso registrar. Mostrei o documento a meus dois cúmplices. 

1645 - Londres: Elias Ashmole (1617-1692) funda o Invisible College, de inspiração rosacruciana. 

Obs: Para mais informações ver o livro de Robert Lomas


1662 - Do Invisible College nasce a Royal Society (28 de novembro de 1660) e desta, como todos sabem, a Maçonaria. 

1666 - Paris: Académie des Sciences. [Fundada por Luís XIV]

 

Pintura de Henri Testelin (1616-1695) que mostra a inauguração da Academia de Ciências de Paris.

 

1707 - Nasce Claude-Louis de Saint Germain, se de fato nasceu. 

1717 - Criação de uma Grande Loja Londrina. 

Obs: Há quem diga que esta Grande Loja Londrina não foi criada nesta data, mas sim em 1721 por John Montagu (1690-1749), 2º Duque de Montagu, que tornou-se cavaleiro da Ordem da Jarreteira (*) em 1719 e membro da Ordem do Banho (*) e da Royal Society em 1725. Abaixo coloco um trecho que retirei do site noesquadro.

[O famoso pesquisador maçônico, Dr. Andrew Prescott, e a professora de história e pesquisadora, Dra. Susan Mitchell Sommers, apresentaram na conferência um documento recentemente descoberto em um antigo livro de atas da “Lodge of Antiquity” (uma das fundadoras da Grande Loja de Londres e da qual William Preston foi Venerável Mestre), revelado recentemente. Trata-se da ata de fundação da Grande Loja, em 1721, tendo como seu Grão-Mestre fundador John Montagu, o 2º Duque de Montagu.

(*) A Ordem de Jarreteira é a mais antiga ordem militar da cavalaria britânica fundada em 1348 foi criada por Eduardo III (Eduardo de Windsor).

(*) A Ordem do Banho é uma Ordem de Cavalaria britânica fundada por Jorge I em 18 de maio de 1725.

1721 - O pastor escocês James Anderson (1680-1739) promulga a Constituição da maçonaria inglesa. Pedro o Grande (1672-1725), iniciado em Londres, funda uma loja na Rússia. 

1730 - De passagem por Londres, Montesquieu (1689-1755) é aí iniciado.

1737 - Andrew Michael Ramsay (1686-1743) afirma a origem templar da maçonaria. Origem do Rito Escocês, doravante em luta com a Grande Loja Londrina.

1738 - Frederico II (1712-1786) então príncipe herdeiro da Prússia, é iniciado. Será o protetor dos enciclopedistas. 

1740 - Nasce na França nessa época um grande número de lojas: os Ecossais Fidéles de Toulouse, o Souverain Conseil Sublime, a Mêre Loge Ecossaise du Grand Globe Français, o Collége des Sublimes Princes du Royal Secret de Bordéus, a Cour des Souverains Commandeurs du Temple de Carcassonne, os Philadelphes de Narbonne, o Chapitre des Rose-Croix de Montpellier, os Sublimes Elus de la Verité... 

1743 - Primeira aparição pública do conde de São Germano. É criado em Lyon o grau de Cavaleiro Kadosch, que deve vingar os Templários. (O termo "Kadosh", é derivado da palavra em hebraico "קדוש", que significa sagrado ou consagrado)

1753 - Jean-Baptiste Willermoz (1730 - 1824) funda a loja da Parfaite Amitié. 

Obs: Willermoz era martinista. O martinismo é uma corrente maçônica de misticismo judaico-cristão, baseada nos ensinamentos de Louis-Claude de Saint-Martin (1743-1803) sobre a Queda do homem, tal como expressa no texto de Fernando Pessoa (No Túmulo de Christian Rosenkreutz), do seu estado de privação material da fonte divina, e de todo o processo de retorno à sua essência, designado por 'Reintegração' ou Iluminação. O termo é também a designação de um grau maçônico.

1754 - Martines de Pasqually (1727?-1774) funda o Templo dos Eleitos Cohen (ou talvez o tenha feito em 1760 ou 1767). 

 
Livro com selos de anjos e demônios de um ritual iniciático do Templo dos Eleitos Cohen. 

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

Símbolo do Martinismo [O Pantáculo]
 

1756 - O barão von Hund (1722-1776) funda a Estrita Observância Templária. Há quem diga ter-se inspirado em Frederico II da Prússia. Fala-se aí pela primeira vez dos Superiores Desconhecidos. Há quem insinue que os Superiores Desconhecidos sejam Frederico e Voltaire.

1758 - Chega a Paris o conde de São Germano e oferece seus serviços ao rei na qualidade de químico especializado em tinturaria. Frequenta os salões da Pompadour. 

1759 - Formar-se-ia um Conseil des Empereurs d’Orient e d’Occident que três anos mais tarde promulgaria a Constituição e o regulamento de Bordéus no qual terá origem o Rito Escocês Antigo e Aceito (que no entanto só aparecerá oficialmente em 1801). Típica desse rito será a multiplicação dos graus que se elevam ao número de trinta e três. 

1760 - São Germano numa ambígua missão diplomática na Holanda. Tem que fugir, acaba preso em Londres e depois libertado. Dom Pernety funda os Iluminados de Avignon. Martines de Pasqually funda osChevaliers Maçons Elus de L’Univers. 

1762 - São Germano na Rússia. 

1763 - Giacomo Casanova (1725-1798) encontra São Germano na Bélgica: faz-se chamar de Surmont, e transforma uma moeda em ouro. Willermoz funda o Souverain Chapitre des Chevaliers de l’Aigle Noire RoseCroix.

1768 - Willermoz entra para os Eleitos Cohen de Pasqually. Editado apocrifamente em Jerusalém Les plus secrets mystères des hauts grades de la maçonnerie devoilée, ou le vrai Rose-Croix; aí se diz que a loja dos Rosa-Cruzes fica na montanha de Heredon, a sessenta milhas de Edimburgo. Pasqually encontra Louis Claude de Saint Martin, que se tornará famoso como Le Philosophe Inconnu. Dom Pernety torna-se bibliotecário do rei da Prússia. 

1771 - O duque de Chartres, conhecido depois por Philippe Egalité (Luís Felipe II, Duque de Orleães), torna-se o grão-mestre do Grand Orient, depois Grand Orient de France (Ordem fundada em 1728), e procura unificar todas as lojas. Resistência por parte das lojas de rito escocês. 

1772 - Pasqually parte para São Domingos e Willermoz e Saint Martin fundam um Tribunal Souverain que se tornará depois a Grande Loge Ecossaise. 

1774 - Saint Martin (1743-1803) se retira para tornar-se o Philosophe Inconnu (filósofo desconhecido)e um delegado de Estrita Observância Templar vai tratar com Willermoz. Nasce daí um Diretório Escocês da Província de Auvergne. Do Diretório de Auvergne nascerá o Rito Escocês Retificado. 

1776 - São Germano, sob o nome de conde Welldone, apresenta projetos químicos a Frederico II.

Nasce a Société des Philathétes para congregar todos os hermetistas. Loja das Neuf Soeurs: a ela aderem Guillotin e Cabanis, Voltaire e Franklin. Weishaupt funda os Iluminados da Baviera. Segundo alguns foi iniciado por um comerciante dinamarquês, Kólmer, que retornava do Egito, e que seria o misterioso Altotas mestre de Cagliostro

1778 - São Germano encontra-se em Berlim com Dom Pernety (1716-1796). Willermoz funda a Ordre des Chevaliers Bienfaisants de la Cité Sainte. A Estrita Observância Templar entra em acordo com o Grande Oriente para que seja aceito o Rito Escocês Retificado.

1782 - Grande convenção de todas as lojas iniciáticas em Wilhelmsbad

1783 - O marquês Thomé funda o Rito de Swedenborg (1688-1772). 

1784 - São Germano teria morrido no curso dos trabalhos de instalação de uma fábrica de tinturas para o landgrave de Hesse. 

1785 - Cagliostro funda o Rito de Mênfis, que se tornará o Rito Antigo e Primitivo de Mênfis-Misraim, aumentando o número dos altos graus para noventa. Estoura, maquinado por Cagliostro, o escândalo do Colar da Rainha. Alexandre Dumas (1802-1870) o descreve como uma conspiração maçônica com o fim de desacreditar a monarquia. Supressão da ordem dos Iluminados da Baviera, suspeita de tramas revolucionárias.

Alexandre Dumas (1802-1870) escreveu uma novela histórica retratando este misterioso e curioso momento que antecedeu a revolução francesa.

Obs: O Caso do colar de diamantes, ou Caso do colar da rainha, foi um sórdido incidente ocorrido por volta de 1785 na corte de Luís XVI de França, envolvendo involuntariamente a rainha Maria Antonieta e danificando muito a sua reputação às vésperas da Revolução Francesa. Ver matéria no site: Aventuras na História


1786 - Mirabeau é iniciado pelos Iluminados da Baviera em Berlim. Aparece em Londres um manifesto rosacruciano atribuído a Cagliostro.
Mirabeau escreve a Cagliostro e a Lavater.

1787 - Já há cerca de setecentas lojas na França. Sai publicado o Nochtnig de Weishaupt, que descreve o diagrama de uma organização secreta na qual cada adepto pode conhecer apenas o próprio imediato superior. 

1789 - Tem início a Revolução Francesa. Crise das lojas na França. 

1794 - Aos oito vendemiário o deputado Grégoire apresenta à Convenção o projeto de um Conservatório de Artes e Ofícios. Será instalado em SaintMartin-des-Champs em 1799, pelo Conselho dos Quinhentos. O duque de Brunswick convida as lojas a se dissolverem porque uma venenosa seita subversiva está agora inquinando todas elas. 

Obs: Vendemiário é o primeiro mês do ano, no calendário republicano francês, e que vai de 22 de setembro a 21 de outubro.

1798 - Prisão de Cagliostro em Roma. 

1801 - É anunciada em Charleston a fundação oficial de um Rito Escocês Antigo e Aceito, com 33 graus. 

1824 - Documento da corte de Viena ao governo francês: são denunciadas associações secretas como os Absolutos, os Independentes, a Alta Loja dos Carbonários. 

1835 - O cabalista Oettinger diz haver encontrado São Germano em Paris. 

1846 - O escritor vienense Franz Graffer publica a relação de um encontro entre seu irmão e São Germano, entre 1788 e 1790. São Germano recebe o visitante folheando um livro de Paracelso. 

1864 - Bakunin (1814-1876) funda a Aliança Social-democrática inspirada, segundo alguns, nos Iluminados da Baviera. 

1865 - Fundação da Societas Rosicruciana in Anglia (segundo outras fontes, em 1860 ou 1867). A ela aderem Edward Bulwer-Lytton (1803-1873), autor do romance rosacruciano Zanoni (publicado em 1842).

1875 - Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891) funda a Sociedade Teosófica. Sai Ísis Revelada. O barão Spedalieri proclama-se membro da Gran Loja dos Irmãos Solitários da Montanha, Irmão Iluminado da Antiga e Restaurada Ordem dos Maniqueus e Alto Iluminado dos Martinistas. 

Obs: O Selo da Sociedade Teosófica incorporou os símbolos da suástica , da estrela de Davi, do Ankh (Cruz ansata - símbolo da vida na cultura egípcia), Aum (🕉) e Ouroboros.
 
O mantra Om ou Aum é o mais importante do hinduísmo. A letra escrita em sânscrito é uma representação dos 4 estados de consciência incluindo maya (
माया o mundo da ilusão); o estado desperto (jagrat); o Swapna (Estado de consciência do sonho), o sono profundo (sushupti), o estado transcendental ou pura consciência (turiya) e maya ou mundo da ilusão.
 

1877 - Madame Blavatsky fala do papel teosófico de São Germano. Entre as suas encarnações constam as de Roger e Francis Bacon, Rosencreutz. Proclo, santo Albano. O Grande Oriente de França suprime a invocação ao Grande Arquiteto do Universo e proclama liberdade de consciência absoluta. Rompe os vínculos com a Gran Loja Inglesa, e se torna inteiramente leiga e radical. 

1879 - Fundação da Societas Rosicruciana nos Estados Unidos. 

1880 - Tem início a atividade de Saint-Yves d’Alveydre. Leopold Engler reorganiza os Iluminados da Baviera. 

1884 - Leão XIII condena a maçonaria na encíclica Humanum Genus. Os católicos se desligam e os racionalistas aderem. 

1888 - Stanislas de Guaita funda a Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix. Fundação na Inglaterra da Hermetic Order of the Golden Dawn. Onze graus, de neófito a ipsissimus. Dela é imperador Mc Gregor Mathers, cuja irmã se casa com Bergson. 

1890 - Joséphin Péladan abandona Guaita e funda a Rose-Croix Catholique du Temple et du Graal, proclamando-se Sir Merodak. A contenda entre os rosacrucianos de Guaita e os de Péladan ficará conhecida como guerra das duas rosas. 

1898 - Aleister Crowley (1875-1947) é iniciado na Golden Dawn. Fundará depois a ordem de Thelema por conta própria. 1907 Da Golden Dawn nasce a Stella Matutina, à qual adere Yeats. 

1909 - Na América do Norte Spencer Lewis "desperta" o Anticus Mysticus Ordo Rosae Crucis e em 1916 executa com sucesso num hotel a transformação de um pedaço de zinco em ouro. Max Heidel funda a Rosacrucian Fellowship. Em data incerta seguem-se o Lectorium Rosicrucianum, Les Frères Ainés de la Rose-Croix, a Fraternitas Hermetica, o Templum Rosae-Crucis. 

1912 - Annie Besant, discípula de madame Blavatsky, funda em Londres a ordem do Templo da Rosa-Cruz. 

1918 - Nasce na Alemanha a Sociedade Thule. 

1936 - Nasce na França La Grand Prieuré des Gaules. Nos "Cahiers de la fraternité polaire" , Enrico Contardi-Rhodio fala de uma visita que lhe teria feito o conde de São Germano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário