sábado, 14 de agosto de 2021

REPROGRAMAÇÃO 14 08 2021

 

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

SITES ACESSADOS

Super Mistery Magazine Mu - Revista Japonesa de Ufologia e Mistérios diversos.

Alexandre Calandra - Grupo de Pesquisas Ufológicas

Coeval Magazine - Moda trash, cyberpunk e algumas bizarrices.

Ryan Holiday - Ryan Holiday é autor do best-seller Trust Me, I'm Lying; O obstáculo é o caminho; Ego é o inimigo; e outros livros sobre marketing, cultura e condição humana. 

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

LIVROS PESQUISADOS


Political conspiracies in America de Donald T. Critchlow, John Korasick e Matthew C. Sherman  - Teorias da conspiração fazem parte da experiência americana desde os tempos coloniais. Há uma rica literatura sobre conspirações envolvendo, entre outros, maçons, católicos, mórmons, judeus, financistas, comunistas e internacionalistas. Embora muitas teorias da conspiração pareçam irracionais, um medo exagerado de uma conspiração às vezes se mostra bem fundado. Esta antologia fornece aos alunos documentos relacionados a algumas das teorias da conspiração mais importantes e interessantes na história e política americanas, algumas baseadas na realidade, muitas principalmente na paranoia. Ele fornece uma visão fascinante de um aspecto persistente e às vezes problemático da sociedade democrática.
▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

Aliens in America: conspiracy cultures from outerspace to cyberspace de Jodi Dean.

Jodi Dean é uma teórica política americana e professora do Departamento de Ciência Política da Hobart and William Smith Colleges, no estado de Nova York. Ela ocupou a cadeira Donald R. Harter '39 de Humanidades e Ciências Sociais de 2013 a 2018. 
▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃


Em seu livro A Culture of Conspiracy, Barkun escreve:

"O conspiracionismo é, antes de mais nada, uma explicação da política. Pretende localizar e identificar os verdadeiros locais de poder e, assim, iluminar a tomada de decisão anteriormente oculta. Os conspiradores, muitas vezes referidos como um governo paralelo, operam um sistema político oculto por trás do visível, cujos funcionários são cifras ou fantoches. " (Cultura da Conspiração 178).

Abaixo uma breve reflexão sobre as conspirações de Michael Barkun (autor do livro A Culture of Conspiracy) em entrevista dada à revista New Internationalism (Link)

Novo Internacionalista: Como alguém pode dizer a diferença entre conspiração e crítica racional do status quo?

Barkun: A questão do conspiracionismo versus crítica racional é complicada, e algumas pessoas (como Jodi Dean, por exemplo) argumentam que o primeiro é simplesmente uma variedade do segundo. Não aceito isso, embora eu certamente reconheça que já tenha havido conspirações. Elas simplesmente não possuem os atributos de quase um poder sobre-humano e astúcia que os conspiradores lhes atribuem." 



Nenhum comentário:

Postar um comentário