sexta-feira, 3 de setembro de 2021

The Panama Deception


The Panama Deception, EUA, 1992, 1h 31min
Direção: Barbara Trent
Oscar de Melhor Documentário - 1993
Ver Lista de Filmes: Cinema e Conspiração
Não confie na mídia...

Sinopse: Um filme sobre os verdadeiros motivos da invasão do Panamá pelos Estados Unidos em 1989 e a cumplicidade da grande mídia nessas atividades. 
▃▃▃▃▃▃▃▃
PESSOAS ENTREVISTADAS NO DOCUMENTÁRIO


▃▃▃▃▃▃▃▃
👩Gavrielle Gemma (Wiki) - Ela era uma candidata de um terceiro partido (Workers World Party) para Presidente dos Estados Unidos na eleição presidencial dos EUA de 1984, recebendo votos em Ohio (2.565) e Rhode Island. Para outros estados, o candidato presidencial naquele ano foi Larry Holmes. Ela é uma ativista político que luta pela causa comunista. Atualmente mora em New Orleans e é uma organizadora do Takem Down Nola, um grupo de ativistas dos direitos civis que lutou com sucesso para remover 5 estátuas confederadas da cidade.
▃▃▃▃▃▃▃▃
🕵Mark Hertsgaard (1956) (Wiki) - Jornalista e autor americano que é o diretor executivo da Covering Climate Now e correspondente ambiental do The Nation. Na época do lançamento do documentário, Mark Hertsgaard tinha lançado um livro criticando a forma como o governo de Ronald Reagan usava a mídia para encobrir ações norte-americanas, principalmente as que envolveram a invasão do Panamá.
▃▃▃▃▃▃▃▃
👴Eugene Carrol (1923-2003) - Contra-almirante (Wiki) - Ele foi um contra-almirante da Marinha dos Estados Unidos e vice-diretor do CDI (Center for Defense Information). Após sua aposentadoria, ele se tornou um defensor vocal do desarmamento nuclear. 
▃▃▃▃▃▃▃▃
🕵Pete Williams - Louis Alan "Pete" Williams (1952) é um jornalista americano e ex-funcionário do governo. Desde 1993, ele é correspondente de televisão da NBC News. Ele serviu na administração do presidente George H. W. Bush (1924-2018).
▃▃▃▃▃▃▃▃
👨Julio Cesar Guerra - Fotojornalista
▃▃▃▃▃▃▃▃

Roberto Duran (1951) - Boxeador campeão mundial considerado um dos maiores pugilistas de todos os tempos. (Wiki)
▃▃▃▃▃▃▃▃

Michael Parenti (1933) (Wiki) - Cientista político americano, historiador acadêmico e crítico cultural que escreve sobre assuntos acadêmicos e populares. Ele lecionou em universidades americanas e internacionais e foi um palestrante convidado para públicos do campus e da comunidade.
▃▃▃▃▃▃▃▃

Jeff Cohen (1951) (Wiki) - Jornalista americano, crítico de mídia, professor e fundador da Fairness and Accuracy in Reporting (FAIR), um grupo de vigilância da mídia nos Estados Unidos. Ele é professor associado aposentado de jornalismo no Ithaca College, onde foi presidente e diretor fundador do Park Centre for Independent Media.

FAIR - Fairness & Accurancy Report (Wiki) (Site Oficial) - A organização foi descrita como progressista e de tendência esquerdista.
▃▃▃▃▃▃▃▃

Ramsey Clark (1927-2021) (Wiki) - William Ramsey Clark (18 de dezembro de 1927 - 9 de abril de 2021) foi um advogado, ativista e funcionário do governo federal americano. Um progressista liberal da Nova Fronteira, ele ocupou cargos importantes no Departamento de Justiça dos Estados Unidos sob os presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson, principalmente servindo como Procurador-Geral dos Estados Unidos de 1967 a 1969; anteriormente, ele foi procurador-geral adjunto de 1965 a 1967 e procurador-geral adjunto de 1961 a 1965.
▃▃▃▃▃▃▃▃


David MacMichael - (Wiki) - Ex-funcionário contratado da Agência Central de Inteligência (CIA) que atuou por dois anos como analista. Um veterano de dez anos do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, ele foi um especialista em contra-insurgência no Sudeste Asiático por quatro anos.
▃▃▃▃▃▃▃▃


José de Jesus Martinez - (Wiki) - Poeta, dramaturgo, filósofo, piloto e matemático e ex-assessor do general Omar Torrijos Herrera (1929-1981), governante do Panamá de 1968 a 1981. Por meio de sua associação com Torrijos, Martínez tornou-se uma figura importante no livro de Graham Greene (1904-1991) de 1984, O Lobo Solitário: A história de um envolvimento (Getting to Know the General: The Story of an Involvement). Martínez foi também professor de filosofia marxista na Universidade do Panamá e também professor de matemática.


Na obra O Lobo Solitário (Getting to Know the General: The Story of an Involvement), o escritor Graham Greene traça uma imagem simpática do líder panamenho, ao mesmo tempo em que critica a política dos EUA em relação ao Panamá e a Cuba. A admiração de Greene por Torrijos devia-se à sua luta pelo Canal do Panamá, controlado pelos Estados Unidos desde 1903, ou seja, desde que o Panamá se tornara independente da Colômbia (com apoio dos EUA).[1] O livro levanta a hipótese de que o líder panamenho, morto num desastre aéreo em 1981, teria sido assassinado. Anos mais tarde, John Perkins, em seu livro "Confissões de um Assassino Econômico", acusaria os "chacais" da CIA pelos assassinatos de Omar Torrijos e de Jaime Roldós, presidente do Equador - ambos mortos em 1981.
▃▃▃▃▃▃▃▃

Peter Kornbluh (1956) (Wiki)- Diretor do Projeto de Documentação do Arquivo de Segurança Nacional do Chile e do Projeto de Documentação de Cuba. Ver National Security Archive. (Wiki National Security Archive)



Nenhum comentário:

Postar um comentário