terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

REPROGRAMAÇÃO 14 02 2023

 
[REPROGRAMAÇÃO]

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

PESQUISAS

👩Salem Kapsaki (Selena Kapsaki) - (Site) (Goodreads) (IMDB) (Lista de filmes no Mubi) (Everybodywiki) Selene Rafaela Kapsaski (também conhecida como Salem Kapsaski) é uma escritora, cineasta e produtora que vive na Inglaterra. Kapsaski é a diretora do Musical de Terror "Spidarlings" (2016) lançado pela Troma. Sua novela de estreia "Nazi Sniper" foi publicada em 2015 pela Sleazy Viking Press.

▃▃▃▃▃▃▃▃▃

👴Otto Muehl (1925-2013) - (IMDB) (Wiki) Otto Muehl foi um artista austríaco, conhecido como um dos co-fundadores, bem como um dos principais participantes do Acionismo Vienense e por fundar a Comuna de Friedrichshof. Em 1943, Muehl teve que servir na Wehrmacht alemã. Lá, ele se inscreveu para o treinamento de oficiais. 

Matéria do G1 - Otto Muehl, que tinha problemas cardíacos, morreu no domingo em Portugal. Artista polêmico, ele foi condenado em 1991 por estupro e pedofilia. Em 1972 criou uma "comunidade" na Áustria, onde a monogamia era proibida. Muehl foi condenado em 1991 a sete anos de prisão por relações sexuais com menores de idade, estupro e crimes vinculados com drogas.  Depois de sair da prisão se mudou para Portugal.

▃▃▃▃▃▃▃▃▃

📽O Balé Monopsicótico (IMDB) (curta-metragem) - "O Balé Manopsicótico" foi a última ação importante de Otto Muehl antes de se aposentar do mundo da arte após uma década de pintura e performance e de se concentrar em sua comuna como um modo de vida alternativo. Ele marcou o fim de uma fase muito prolífica de ações que se seguiram à lendária ação Art and Revolution dos Acionistas vienenses (Wiki) em Viena em 1968. Como resultado dessa performance, Muehl e Günter Brus foram processados ​​e não puderam mais expor publicamente na Áustria. Fonte (IMDB)

▃▃▃▃▃▃▃▃▃

O acionismo vienense foi um movimento artístico de curta duração no final do século 20, que durou da década de 1960 até a década de 1970. É considerado como parte dos esforços independentes feitos durante a década de 1960 para desenvolver as questões da performance art, Fluxus, happening, action painting e body art.

▃▃▃▃▃▃▃▃▃


Nenhum comentário:

Postar um comentário