sábado, 6 de junho de 2020

REPROGRAMAÇÃO 06 06 2020

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃
Vendo fotografias de Edward Steichen (1879-1973) em alguns sites de museus e instituições. Destaque para as fotografias do Museu de Belas Artes de Chicago. Este fotógrafo é citado no livro "The Philosophy of Motion Pictures de Noel Carroll.


Realizei pesquisas também sobre Eugène Atget (1857-1927) e seu pioneiro olhar desviado do ser humano com as belas fotografias do vazio das ruas parisienses.
▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃ 

E realizei pesquisas novamente sobre a fotógrafa Diane Arbus (1923-1971). Ela ficou conhecida por fotografar pessoas excêntricas e marginalizadas e criticar a hipocrisia da sociedade norte-americana.

Após a leitura de um texto de Amanda Leite no site FHOX realizei pesquisa também sobre Lisette Model (1901-1983), fotógrafa americana nascida na Áustria e que inspirou o trabalho de Diane. Lisette também fotografava a simplicidade e a excentricidade através de pessoas marginalizadas pela sociedade norte-americana.
▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃
Outros fotógrafos pesquisados hoje:
📸August Sandler (1876-1964) Fotógrafo alemão considerado um dos mais importantes do século XX.
📸Robert Mapplethorpe (1946-1989) Fotógrafo norte-americano.
📸Cindy Sherman (1954) Fotógrafa e diretora de cinema. [IMDB]
📸Nan Goldin (1953) Fotógrafa norte-americana. Depois de se formar, Goldin mudou-se para Nova Iorque e começou então a documentar o cenário new-wave pós-punk, simultaneamente à subcultura gay no final da década de 1970 e começo da década de 1980. A balada da dependência sexual é um dos  seus mais aclamados trabalhos.

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃
📸 Walker Evans (1903-1975
Walker Evans foi um fotógrafo norte-americano. Evans, que inicialmente queria ser escritor, descobriu a sua paixão pela fotografia durante os anos 1920. Os seus primeiros trabalhos já exibiam a sua visão objetiva e extremamente atenta ao pormenor.

Obra com fotografias de Walker Evans [Amazon
▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

Na capa do livro uma foto de uma jovem de 27 anos chamada Alie Mae Burroughs, um dos símbolos da Grande Depressão americana em 1936. A foto foi tirada por Walker Evans em Hale County, Alabama.
▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

À tarde escutei o álbum "Oasis of the Wind II" da série Ion de Takashi Kokubo.

À noite continuei com a leitura do livro "The Philosophy of Motion Pictures" de Noel Carroll e acabei fazendo pesquisa sobre o artista húngaro László Moholy-Nagy (1895 – 1946), outro artista citado por Carroll no tópico sobre o argumento do controle. Moholy-Nagy foi um designer, fotógrafo, pintor e professor de design pioneiro, conhecido por ter lecionado na Bauhaus. Foi influenciado pelo Construtivismo Russo e defendeu a integração da tecnologia e da indústria no design e nas artes. 

[19:12] Assisti o curta "A Lightplay: Black White Grey" de Moholy-Nagy. [IMDB]



▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃


László Moholy-Nagy’s “Light Prop for an Electric Stage (Light-Space Modulator)” in Motion from Harvard Art Museums on Vimeo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário